O que é BPMN 2.0?

       O BPMN 2.0 é um sistema de notação  padrão  baseado na tecnologia de fluxogramas para modelagem de processos de negócios. Esse padrão é amplamente utilizado no gerenciamento de processos de negócios porque é fácil de entender pelos usuários de negócios e fornece aos usuários técnicos a capacidade de representar e implementar processos complexos.

       O BPMN foi originalmente desenvolvido pela Business Process Management Initiative (BPMI) em 2004. Em 2005, o BPMI se fundiu com o Object Management Group (OMG). Um ano depois, o BPMN foi formalmente adotado como padrão pela OMG. O BPMN 2.0 foi desenvolvido em 2010, mas não foi lançado até 2013. O padrão foi publicado oficialmente pela International Organization for Standardization (ISO) no mesmo ano – ISO/IEC 19510. 

Elementos e símbolos do BPMN 2.0

Como linguagem padrão, o BPMN utiliza símbolos . Os símbolos se dividem em quatro grupos principais:

  •    Objetos de fluxo . Forme o fluxo de trabalho geral. Os três principais objetos de fluxo são chamados de eventos , atividades e gateways . Eventos são gatilhos que iniciam, alteram ou completam um processo. Atividades são tarefas executadas por indivíduos ou tecnologia. Gateways são pontos de decisão.
  •    Pistas de natação . Um pool inclui os participantes de um processo. As raias mostram as atividades para cada participante.
  •    Conectando objetos . Ilustre como os elementos de um processo se relacionam entre si. Existem três tipos de objetos de conexão: fluxos de sequência , fluxos de mensagens e associações . Os fluxos de sequência mostram a ordem em que as atividades serão executadas. Os fluxos de mensagens mostram as comunicações entre os departamentos. As associações mostram o relacionamento entre um artefato e um evento, atividade ou gateway.
  •    Artefatos . Os artefatos são usados ​​para fornecer informações adicionais sobre um processo. Existem três tipos de artefatos: objeto de dados , grupo e anotações . Os objetos de dados mostram quais dados são necessários para uma atividade. Grupos mostram o agrupamento lógico de atividades. As anotações são usadas para explicar vários aspectos do diagrama.

 

Scroll to Top